Psoríase

Imagem de Psoríase

Psoríase

A psoríase é uma doença crónica, não contagiosa, mediada pelo sistema imunitário, que se manifesta sobretudo na pele, embora possa afetar as articulações (artrite psoriásica) e outros órgãos.

 

Atinge cerca de 2% da população e para o seu aparecimento parecem contribuir a predisposição genética do indivíduo e fatores desencadeantes extrínsecos (tais como traumatismos, infeções, doenças sistémicas ou medicamentos).

 

A forma clínica mais comum, psoríase em placas ou vulgar, manifesta-se por lesões cutâneas elevadas, vermelhas, cobertas por escama branca ou prateada, em localizações típicas, como o couro cabeludo, cotovelos e joelhos, causando frequentemente comichão.

 

A idade de início é muito variável, surgindo sobretudo no início da idade adulta ou na meia-idade.

 

A evolução é imprevisível, podendo permanecer localizada, expandir-se em área (dentro na mesma região ou para outras regiões anatómicas) ou ser extensa logo desde o início. A espessura das lesões, a intensidade da vermelhidão e grau de descamação podem também variar ao longo do tempo.

 

Os períodos de agravamento podem ser seguidos, mesmo sem tratamento, de períodos de melhoria ou mais raramente de regressão total das lesões.

 

Outras formas clínicas de psoríase são a psoríase em gotas (pequenas manchas descamativas dispersas pelo tronco e membros), a psoríase eritrodérmica (vermelhidão e descamação em mais de 90% da superfície cutânea) e a psoríase pustulosa (caraterizada pela presença de pústulas, ou seja, de pequenas acumulações de pús, na superfície da pele).

 

A psoríase pode manifestar-se em localizações especiais, em qualquer uma das formas clínicas, podendo constituir a única expressão da doença.

 

Incluem-se a psoríase do couro cabeludo, a psoríase inversa (ou das pregas), a psoríase palmo-plantar, psoríase genital ou psoríase ungueal.

 

As alterações mais observadas na psoríase ungueal são a presença de um picotado na superfície das unhas, alterações da cor, espessamento subungueal e descolamento da unha em relação ao leito ungueal (onicólise).

 

A psoríase pode associar-se a manifestações não específicas das mucosas, nomeadamente a língua geográfica.

 

A psoríase é considerada atualmente uma doença sistémica que se associa a um conjunto de outras doenças que partilham bases patológicas comuns e estão relacionadas com inflamação sistémica.

 

A artrite psoriásica surge em 5 a 30% dos doentes com psoríase e caracteriza-se pela presença de inflamação nas articulações e/ou nas inserções tendinosas e musculares. Associa-se frequentemente a psoríase ungueal.

 

Manifesta-se por dor e limitação funcional, interferindo com a capacidade de executar movimentos, por vezes de modo irreversível.

 

A prevalência de doença cardiovascular e dos seus fatores de risco (obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidémia, síndrome metabólico) é mais elevada nos doentes com psoríase grave.

 

Há também uma maior prevalência de fígado gordo e de doença inflamatória intestinal.

 

A psoríase tem um impacto marcado na qualidade de vida, não só do ponto de vista físico, mas também psicológico, associando-se a uma prevalência elevada de ansiedade e depressão.

 

Tratamento

O tratamento da psoríase passa não só pelo controlo das manifestações cutâneas mas por uma abordagem global que inclua o tratamento das doenças associadas. 

 

Os cuidados gerais passam pela utilização de produtos de higiene e cremes hidratantes adequados e pela adoção de um estilo de vida saudável.

 

As modalidades terapêuticas incluem os medicamentos tópicos, a fototerapia e os medicamentos sistémicos (convencionais e biológicos).

 

A terapêutica tem de ser individualizada, consoante o tipo de psoríase, a sua extensão e impacto na qualidade de vida. Terão de ser considerados os tratamentos previamente efetuados, a sua eficácia, contra-indicações e efeitos secundários.

 

Os doentes com psoríase moderada a grave deverão ser seguidos por dermatologistas, de preferência em consulta especializada no diagnóstico e tratamento de psoríase.

Agende uma consulta com os especialistas que cuidam da sua pele.

Queremos saber todos os detalhes para o podermos ajudar.

Marcar consulta
Company name
doutora

Dra. Eugénia Matos Pires

Médica Dermatologista

doutor

Dr. Alexandre João

Médico Dermatologista

Licença de Funcionamento 21635/2022

Registo nº 37713

Registo de Estabelecimento nº E161829

Tratamentos

    Contactos da Clínica Derma360