Foliculite decalvante
A foliculite decalvante (FD) é uma forma de alopécia neutrofílica primária, cicatricial. Representa 10% casos das alopécias cicatriciais e é mais frequente em homens jovens. A sua causa não está totalmente esclarecida, mas parece que se associa a uma reação inflamatória intensa e crónica ao nível dos folículos pilosos quando são colonizados por bactérias em indivíduos com predisposição genética.
Apresentação clínica/ diagnóstico
Tipicamente a doença manifesta-se por placa de alopécia cicatricial no vertéx (coroa), com a presença de cabelos em tufo (mais de 5 cabelos a emergir pelo mesmo orifício folicular), crostas e pústulas. Muito frequentemente associa-se a sintomas de dor, prurido e ardor.
O diagnóstico realiza-se com base na história e observação clínica, com o auxílio da tricoscopia. A biópsia cutânea é útil para confirmação do diagnóstico definitivo. Pode realizar-se cultura com antibiograma das pústulas.
Tratamento
A FD é uma doença de carater crónico e difícil de controlar. O tratamento deve iniciar-se o quanto antes e tem como objetivo impedir a progressão da doença e aliviar os sintomas. O tratamento é longo e depende da intensidade da doença, quando se interrompe é frequente observar-se recidiva. Assim, geralmente opta-se por um tratamento mais agressivo quando ocorre agravamento, seguido de tratamento de manutenção.
Os esquemas de tratamento geralmente incluem antibióticos e corticoides. Os últimos têm ação anti-inflamatória, protegendo os folículos da sua destruição. Os antibióticos são prescritos de uma forma prolongada por forma a frenar a atividade da doença.