Um dermatologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças da pele, cabelo e unhas. Tem também formação em infeções sexualmente transmissíveis, área que em Portugal e na europa continental é parte integrante da especialidade (dermatovenereologia).
Esta especialização resulta dum processo de formação longo que inclui 6 anos de licenciatura / mestrado integrado em Medicina, 1 a 2 anos de internato médico geral / comum e 5 anos de internato médico de dermatovenereologia.
Após término do programa de formação específico é realizado um exame final que confere o título de especialista.
A pele é o nosso órgão de interação com o meio exterior, tendo funções de proteção, regulação da temperatura e vida de relação. Reflete também o estado de saúde geral do indivíduo e dá-nos indicações de doenças ocorrem noutros órgãos e sistemas.
O dermatologista é o médico que reúne as competências adequadas para providenciar os melhores cuidados a quem procura manter a saúde ou resolver problemas relacionados com pele, cabelo, unhas e infeções sexualmente transmissíveis. A sua formação, que inclui a cirurgia dermatológica, permite-lhe abordar um vasto número de doenças e condições, em todas as faixas etárias, desde o recém-nascido ao idoso.
Segundo a American Academy of Dermatology, o dermatologista consegue identificar e tratar mais de 3000 condições cutâneas, como o eczema, psoríase, acne, nevos melanocíticos, cancro cutâneo e entre muitas outras.
Aqui também se incluem as preocupações cosméticas, entre as quais o rejuvenescimento da pele ou o tratamento de cicatrizes.
Os dermatologistas que se dedicam à cosmética têm um conhecimento profundo acerca da pele, das estruturas anatómicas subjacentes e dos tratamentos disponíveis.
Estão numa posição privilegiada para escolher os tratamentos adequados a cada paciente, para evitar ou tratar precocemente complicações dos mesmos e para diagnosticar doenças que requeiram outros métodos de tratamento, que não os da cosmética.
Alguns dermatologistas, após o fim da especialidade, fazem uma subespecialização em dermatopatologia.
A dermatopatologia é a área da dermatologia ou da anatomia patológica que se dedica à avaliação histopatológica de biopsias ou peças de excisão de lesões cutâneas.
Os especialistas de dermatologia ou anatomia patológica têm um período adicional de 2 anos de formação, após o qual fazem uma avaliação que confere o título de subespecialista em dermatopatologia.
O dermatopatologista avalia ao microscópio as biopsias de pele e efetua um relatório que acrescenta informação acerca do diagnóstico e estádio de evolução ou severidade das doenças, permitindo um tratamento mais dirigido. No caso do cancro cutâneo é indispensável para um diagnóstico definitivo e um correto estadiamento.
07 de agosto de 2022