Efluvio telogénico
O eflúvio telogénico (ET) ocorre quando pelo menos 20% dos cabelos passam abruptamente da fase anagénica para a fase telogénica, resultando em queda de cabelo acentuada. A queda de cabelo inicia-se cerca de 3-4 meses após a exposição a algum factor desencadeante, como por exemplo: stress, gravidez, procedimentos cirúrgicos, fármacos, dietas ou doença sistémica.
Apresentação clínica/ diagnóstico
O ET é uma causa muito frequente de consulta. Os doentes queixam-se de queda de cabelo acentuada nos últimos meses, que vêm sobretudo no duche, no pente e no chão da casa. O teste de tração é positivo, isto é, ao puxar suavemente o cabelo, caem mais cabelos do que seria de esperar. Com a evolução observa-se diminuição geral da densidade capilar, mais acentuada nas zonas laterais do couro cabeludo e na linha de implantação capilar frontal, mas sem se observar calvície. É importante excluir alopécia areata difusa ou alopécia androgenética concomitante.
O diagnóstico geralmente realiza-se com base na história/ observação clínica e com auxílio da tricoscopia. Devem ser pedidas análises que incluam hemograma completo com cinética do ferro, estudo hormonal e da tiroide, auto- anticorpos, vitamina e minerais.
Tratamento
O ET é uma situação reversível e auto-limitada. É importante estabelecer o diagnóstico correto e tranquilizar os doentes. O objetivo do tratamento é o controlo das causas reversíveis.