Cirurgia dermatológica

Cirurgia dermatológica

Consiste no tratamento de condições médicas ou cosméticas da pele, cabelo e unhas com recurso a diferentes métodos cirúrgicos.

 

A cirurgia dermatológica faz parte do plano de formação de todos os dermatologistas, uma vez que que a dermatologia é uma especialidade médico-cirúrgica. 

 

O foco da cirurgia dermatológica é o tratamento de tumores cutâneos benignos e malignos.

 

As lesões benignas podem ser tratadas cirurgicamente sempre que causem desconforto ou impacto estético e no caso de existir incerteza diagnóstica. Podem ser tratados desta forma nevos (comuns ou atípicos), queratoses seborreicas, fibromas, quistos, angiomas, verrugas, etc.

 

A cirurgia é o tratamento de eleição do cancro cutâneo, nomeadamente do melanoma maligno, do carcinoma espinocelular, do carcinoma basocelular e de outros cancros cutâneos menos comuns. A técnica cirúrgica mais utilizada é a excisão cirúrgica convencional, sendo o defeito reparado com recurso a encerramento direto, retalho ou enxerto. Outras opções são a cirurgia micrográfica de Mohs e a curetagem seguida de eletrocoagulação.

 

As lesões pré-malignas, com as queratoses actínicas, também podem ser tratadas cirurgicamente. Para além da cirurgia convencional podem ser utilizadas técnicas como o shave/curetagem, laserterapia, eletrocirurgia ou criocirurgia.

 

Há um conjunto de procedimentos cirúrgicos cosméticos que também podem ser efetuados na dermatologia e que incluem a dermabrasão, blefaroplastia, tratamentos de cicatrizes com subcisão, implante capilar, lipossucção, curetagem-sucção (para hiperhidrose axilar), etc.

 

Em conclusão, a cirurgia dermatológica é fundamental no tratamento de muitas doenças e condições cutâneas, sendo realizada regularmente pelos dermatologistas, os seus especialistas em pele, cabelo e unhas.

Agende uma consulta com os especialistas que cuidam da sua pele.

Queremos saber todos os detalhes para o podermos ajudar.

Marcar consulta